ONU prevê “grande aumento” do número de navios para exportação de cereais

0
104
IMPRIMIR
Até ao momento, 12 navios que tinham ficado presos na Ucrânia desde o início da invasão foram já autorizados a partir, ao passo que outros quatro tiveram já permissão para viajar para os portos do país

Informação avançada por Frederick Kenney, coordenador interino das Nações Unidas no Centro Conjunto de Coordenação em Istambul. A Organização das Nações Unidas (ONU) disse esperar ver um “grande aumento” no número de pedidos de trânsito para a exportação de cereais a partir dos portos ucranianos, depois de a Rússia e a Ucrânia terem acordado com esta entidade e com a Turquia um entendimento para uma circulação em segurança de navios comerciais a partir dos mesmos.

Segundo a Reuters, espera-se que o número de navios a chegar aos mares da Ucrânia “cresça num futuro próximo”, à medida que forem feitos acordos para a exportação de cereais, disse Frederick Kenney, coordenador interino das Nações Unidas no Centro Conjunto de Coordenação em Istambul, que supervisiona este acordo. “Esperamos ver um grande aumento nos pedidos de trânsito”, apontou.

De acordo com a mesma fonte, o “objetivo” de exportação previsto, compreendido entre duas a cinco milhões de toneladas por mês, é “alcançável”.O coordenador das Nações Unidas destacou ainda que a prioridade atual destas operações passa por libertar espaço nos três portos abrangidos pelo acordo – Odesa, Chornomorsk e Yuzhny -, para que novos navios pudessem entrar e ser carregados.