Oceanos terão mais resíduos de plástico do que peixes até 2050

0
1056
IMPRIMIR
Pelo menos 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos por ano, o equivalente a um caminhão de lixo por minuto
Pelo menos 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos por ano, o equivalente a um caminhão de lixo por minuto

Estudo alerta que cerca 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos por ano, e a tendência é de aumento. Economia perde 95% das embalagens que produz após primeiro uso.

Caso não haja uma mudança drástica, em 2050, a quantidade de lixo plástico nos oceanos deverá superar a de peixes, alerta um estudo divulgado em janeiro deste ano  pela Fundação Ellen MacArthur, em parceira com a consultoria McKinsey.

Estima-se que, atualmente, mais de 150 milhões de toneladas de plásticos poluam os oceanos. De acordo com o estudo, em 2014, a proporção entre as toneladas desse material e as de peixe era de um para cinco. Caso não ocorram mudanças na maneira de descarte do lixo, em 2025, a proporção será de um para três.

Pelo menos 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos por ano, o equivalente a um caminhão de lixo por minuto, diz o relatório. “Se nenhuma ação for tomada, a expectativa é que esse número aumente para dois por minuto até 2030 e para quatro por minuto até 2050”, ressalta.