O Canadá e as PPPs

0
798
IMPRIMIR

Kim Butler, Vice-Presidente de Estratégia e Desenvolvimento Organizacional do PPP Canada

Uma das palestras mais esperadas no primeiro dia do Navegar foi a do Vice-Presidente de Estratégia e Desenvolvimento Organizacional do PPP Canada, Kim Butler. A conferência foi ao vivo pela internet, de Ottawa, a capital do Canadá. Kim Butler é responsável pelo planejamento estratégico, atuando na governança, programas estratégicos, desenvolvimento de conhecimento, processos e relacionamentos sobre Parcerias Públicas Privadas. Butler foi Vice-Embaixador na França; Chefe de Gabinete do Ministro da Indústria do Canadá e foi o presidente do Programa de Infraestrutura Canadá-Ontario.

Segundo ele, em 2014, 17 projetos de PPPs geraram US$ 5 bilhões. Neste ano, até o mês de agosto,12 projetos já renderam US$ 3 bilhões. “São projetos voltados para as áreas da saúde, escolas, rodovias, água, transporte público, além de tratamento de resíduos. No Canadá existem grandes mercados de capitais para PPPs, principalmente nos momentos de crise. A capacidade do setor público é fundamental para que os projetos sejam viabilizados”, destacou.

Na opinião de Kim Butler, para envolver o setor privado em grandes projetos, é fundamental o apoio político. “Dependendo do modelo a ser implantado, o setor privado tem que assumir os riscos pela manutenção. Vários países estão enfrentando enormes dificuldades em sua infraestrutura, e estamos fomentando o envolvimento das empresas neste processo”, disse Butler.