>Nova denúncia contra Lupi

0
759
IMPRIMIR
>

Charge de nanihumor.com

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), usou um avião alugado por um empresário dono de ONG que tem contratos milionários com o seu ministério. A denúncia foi revelada pela revista Veja, na edição deste fim de semana. De acordo com a reportagem, Lupi fez uma viagem oficial ao Maranhão, em dezembro de 2009, a bordo de um avião turbo-hélice King Air providenciado pelo empresário Adair Meira, de Goiânia (GO), comandante de uma rede de ONGs que mantém convênios com o ministério no valor de R$ 10,4 milhões.
Segundo a Veja, as ONGs de Meira foram alvo de investigações na Controladoria Geral da União e já teria havido até pedido de devolução de recursos ao governo. A viagem de 2009 se destinou ao lançamento de um programa de requalificação profissional no Maranhão. Além de Lupi e do empresário, estavam no voo o então secretário de Políticas Públicas de Emprego do ministério, Ezequiel Sousa do Nascimento, o ex-governador do Maranhão, Jackson Lago (morto em abril passado), e o deputado federal Weverton Rocha (PDT-MA). A revista afirmou que Nascimento confirmou que quem providenciou o avião foi Adair Meira.
O deputado Rocha afirmou que o avião foi alugado pelo governador Lago, num valor estimado em R$ 70 mil. O objetivo seria atender compromissos da agenda oficial do ministro Lupi. O King Air pertence a uma empresa de Goiânia (GO) – mesma cidade da sede da ONG comandada por Meira – a Fundação Pró-Cerrado. Em audiência na Câmara dos Deputados, na semana passada, Lupi disse que nunca andou em aeronaves pessoais, incluindo as de Meira. Ele admitiu que pode e deve ter se encontrado com Meira, por ocasião de assinaturas de convênios, mas que não mantinha nenhuma relação com o empresário.
Em nota divulgada hoje em resposta à revista, o Ministério do Trabalho afirma que Lupi cumpriu agendas oficiais e partidárias durante a viagem, Diz que ele Lupi viajou em voo regular de Brasília a São Luís e que o deslocamentos dentro do Maranhão – parte em veículos de filiados e parte em aviões de pequeno porte, tipo Sêneca – foram de responsabilidade do diretório regional do PDT maranhense, do ex-governador Lago e do deputado Rocha. A medida, segundo a nota, foi tomada para evitar que dinheiro público fosse utilizado nesta agenda. Lupi afirma ainda que desconhecia que seu ex-assessor Ezequiel Nascimento tenha solicitado avião particular. Ezequiel, porém, confirmou à Veja o empréstimo de avião do empresário. A nota não informa se Meira acompanhou o ministro nas atividades.