Nota Oficial – Portos RS

0
119
IMPRIMIR

A Portos RS Autoridade Portuária dos Portos do Rio Grande do Sul informa que ao final da noite de sábado (16/09), tomou conhecimento pela Capitania dos Portos do RS, acerca da impraticabilidade total do canal de acesso à barra de Rio Grande, devido ao balizamento deficiente de boias. A Portos RS já havia acionado a empresa terceirizada para prestar o serviço emergencial de reposicionamento das referidas boias, a fim de garantir a segurança do tráfego aquaviário.

Durante a realização da operação houve um incidente envolvendo um mergulhador da referida empresa, cujo desapareceu no mar ao realizar o trabalho junto ao balizamento. Ao tomar conhecimento do ocorrido, essa Autoridade Portuária contatou o SALVAMAR SUL do Comando do 5° Distrito Naval, responsável pela coordenação e execução das atividades de busca e salvamento (incidente SAR) no mar e nos portos. Outrossim, foi contatada a seção de Segurança de Tráfego Aquaviário (STA), da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS), para informar sobre o fato, bem como solicitado apoio e orientação em relação as boias deslocadas para minimizar os riscos da navegação.

Informamos que até o presente momento da divulgação da presente nota, não houve confirmação de óbito. Salientamos, que a Portos RS abriu um Gabinete de Crise assim que tomou ciência do incidente e está prestando todas as informações às autoridades envolvidas, Marinha do Brasil e Corpo de Bombeiros, que seguem nas buscas e resgate.

A Portos RS lamenta os fatos ocorridos e reforça sua missão e valores junto à sociedade.