Navio-Escola “Brasil” atraca no Porto de Fortaleza antes de encerrar a 35ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha

0
198
IMPRIMIR
O NE Brasil tem a missão de prover instrução prática aos Guardas-Marinha (GM) e mostrar bandeira, quando em viagem ao exterior, a fim de contribuir para a formação profissional e cultural dos futuros

O Porto de Fortaleza recebeu no último dia 31 de dezembro o Navio-Escola “Brasil” (NE Brasil). Foi a penúltima atracação desta que é a 35ª Viagem de Instrução de GuardasMarinha (XXXV VIGM), que já seguiu na manhã desta segunda-feira (03) para o Rio de Janeiro. O cronograma incluiu 13 portos em 11 países, com início da viagem no dia 04 de agosto do ano passado em Natal (BRA), depois passando por Mindelo (CPV), Lisboa (PRT), Hamburgo (DEU), Londres (GBR), Koper (SVN), Pireu (GRC), Civitavecchia (ITA), Toulon (FRA), Ponta Delgada (PRT), Ft. Lauderdale (USA), Cartagena (COL), Fortaleza (BRA) e encerrando no dia 09 de janeiro de 2021 no Rio de Janeiro (BRA).

O atual comandante do navio é o Capitão de Mar e Guerra Marcelo do Nascimento Marcelino, que assumiu o cargo em 26 de fevereiro de 2021. A tripulação é composta por 32 Oficiais e 219 Praças. Há ainda 178 Segundos-Tenentes, incluindo um de Honduras, todos oriundos da Escola Naval, além de convidados do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da Marinha Mercante Nacional, do quadro de servidores civis da Marinha e de Marinhas amigas como Camarões, Uruguai, Reino Unido e Chile.