Naufrágio revela segredos de quando a Holanda dominava os mares

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Daly extrai outra amostra de dendrocronologia ou anel de árvore de tábuas do navio Batavia com uma broca de 16 mm de diâmetro acionada por uma furadeira. Crédito: W. van Duivenvoorde

Muitos navios holandeses passaram pela costa da Austrália Ocidental durante a rota para o Sudeste Asiático nos anos 1600 – e o naufrágio do Batavia, navio listado como patrimônio nacional, revelou através de suas madeiras a história dos materiais de construção naval que permitiram à Companhia Holandesa das Índias Orientais (VOC, na sigla em holandês) prosperar contra grandes rivais europeus pela primeira vez.

Construído em Amsterdã em 1626-1628 e naufragado em sua viagem inaugural em junho de 1629 no Morning Reef, perto da Ilha Beacon (Arquipélago de Houtman Abrolhos), o Batavia é o ponto alto da construção naval da VOC no ápice da sua Idade de Ouro, revelam especialistas em um estudo liderado pela arqueóloga Wendy van Duivenvoorde, professora associada da Universidade Flinders (Ausatrália), que teve como coautoras Aoife Daly, professora associada e bolsista na Universidade de Copenhague (Dinamarca), e Marta Domínguez-Delmás, pesquisadora associada e professora da Universidade de Amsterdã (Holanda).

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