Narcossubmarino: embarcações são usadas para tráfico de drogas há 30 anos; veja evolução

0
230
IMPRIMIR
           Quatro submarinos já foram apreendidos na Espanha. Dois eram de fabricação europeia

As polícias espanhola e americana falam sobre narcossubmarinos desde 1993. Desde então, mais de 300 embarcações desse tipo foram apreendidas em ambos os lados do Oceano Atlântico, segundo as forças de segurança. Só no período entre 2017 e 2021, a polícia colombiana apreendeu 152 semissubmersíveis.

Construídas em sua maioria no Suriname ou na Guiana, essas embarcações transportam carregamentos com toneladas de cocaína das costas brasileira e colombiana para a Espanha e o norte da África. De acordo com a Brigada Central de Narcóticos da Polícia Nacional do país europeu, a evolução do uso desses dispositivos não parou de aumentar.

A construção dos narcossubmarinos se sofisticou com o tempo. Segundo a polícia espanhola, o atual objetivo dos traficantes é incluir sistemas de navegação com piloto automático, evitando que as embarcações necessitem de uma grande tripulação para viajar. Assim, de acordo com a investigação, os criminosos ganhariam espaço para transportar mais carga nos dispositivos, que ainda têm tanques de combustíveis em seu interior.

Quatro submarinos já foram apreendidos na Espanha. Dois eram de fabricação europeia: um deles foi encontrado em agosto de 2006, na região de Galiza, e o outro em fevereiro de 2021, em Málaga – as duas cidades estão localizadas em solo espanhol. Ambos estavam em fase de teste e foram descobertos antes de serem utilizados.

https://oglobo.globo.com/mundo/epoca/noticia/2023/05/narcossubmarino-embarcacoes-sao-usadas-para-trafico-de-drogas-ha-30-anos-veja-evolucao.ghtml