NApAnt será batizado como ‘Alte Saldanha’

0
213
IMPRIMIR
O novo navio vai substituir o Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel (H 44), porém com mais capacidades para apoiar a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

Por Guilherme Wiltgen / Defesa Aérea Naval

O novo Navio de Apoio Antártico (NApAnt) será batizado com o nome do Almirante Luiz Filippe de Saldanha da Gama. Como Capitão de Fragata, durante o Comando da Corveta Parnayba, realizou uma expedição científica em águas sub-antárticas em 1882.

O Navio de Apoio Antártico Alte Saldanha vai ser o segundo navio a ostentar esse nome, em homenagem ao Almirante Luiz Filippe de Saldanha da Gama. O primeiro foi o Navio Escola Almirante Saldanha (U10), incorporado em 11 de Junho de 1934. Entre 1962 e 1964, foi submetido a obras de remodelação no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), sendo convertido para Navio Oceanográfico Almirante Saldanha (H10), descomissionado em 06 de agosto de 1990.O novo navio vai substituir o Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel (H 44), porém com mais capacidades para apoiar a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

O contrato para aquisição do NApAnt teve a sua cerimônia de assinatura com a POLAR 1 Construção Naval SPE Ltda, em 13 de junho deste ano.O projeto do novo navio busca dotar a Marinha do Brasil (MB) de um meio moderno e adequado ao cumprimento de missões no Continente Antártico.A construção do NApAnt se dará nas instalações do Estaleiro Jurong-Aracruz, em Aracruz (ES).

O NApAnt terá as seguintes características:

Velocidade Econômica: 12 nós
Deslocamento: 5.880t
Comprimento: 93,9 m
Boca Moldada: 18,5 m
Calado: 6,0 m
Autonomia: 70 dias
Propulsão: Diesel-elétrica
Volume dos porões: 1.964 m³
Hangar: Para 2 aeronaves de porte médio
Geração de energia: 3 Diesel geradores de 4.416 KW cada