Museu Marítimo do Brasil começa captação de recursos para execução da segunda fase do projeto

0
149
IMPRIMIR
O Museu Marítimo do Brasil será construído no Espaço Cultural da Marinha, localizado na zona portuária do Rio de Janeiro, próximo à Praça XV. Ele será voltado para promover o conhecimento sobre a história marítima que está intrinsecamente ligada à formação do país. A estrutura contará ainda com um auditório, um restaurante e uma cafeteria.

A Marinha colocou em ação a segunda fase do projeto para a construção do Museu Marítimo do Brasil. A nova etapa prevê a elaboração de um Projeto Executivo de Arquitetura e de projetos técnicos complementares para a construção do espaço. Estima-se que para a consecução deste plano será necessário a captação de R$7 milhões. A terceira e última fase corresponde à construção propriamente dita do museu, com previsão de início em 2023 e conclusão da obra em 2025. O objetivo é desenvolver uma consciência no público, estimulando o conhecimento sobre a história marítima do país, destacando mar e rios como instâncias culturais, simbólicas e míticas.

O responsável pela curadoria do projeto, o artista plástico Evandro Salles, destaca que o museu se constituirá como um espaço da história marítima brasileira e dos sentidos da brasilidade, no que se refere aos mares e rios do Brasil, buscando abarcar a pluralidade de vozes que perfazem essa história. “Os seus objetivos se estendem tanto na direção da preservação e pesquisa dessa memória, como na ampla divulgação do significado e importância fundamentais de seu campo: os mares e rios do Brasil.