Metade dos alimentos produzidos no mundo vira lixo, diz estudo

0
885
IMPRIMIR
Segundo o estudo, cerca de 550 bilhões de metros cúbicos de água são usados para produzir alimentos que nunca chegam aos pratos da população

Um estudo publicado  pelo Instituto de Engenharia Mecânica do Reino Unido tentou calcular qual a quantidade de alimentos desperdiçados no mundo. O estudo chegou a incrível estimativa de que entre 1,2 bilhões e 2 bilhões de toneladas de comida são jogadas fora todos os anos. Esse número representa entre 30% e 50% da produção de alimentos mundial.

Saiba mais:
Qual país sofre mais com o aumento do preço dos alimentos?
Os verdes vão causar uma crise alimentar?

Segundo o estudo, o desperdício acontece tanto nos países em desenvolvimento quanto nas nações mais ricas do planeta. Em relação aos países desenvolvidos, o relatório diz que o desperdício acontece por culpa da “cultura de consumo”. Os supermercados rejeitam ou jogam fora alimentos perfeitamente comestíveis que não apresentam determinadas características, ou não atraem o consumidor. No caso do consumidor, o desperdício acontece porque muitas vezes ele adquire uma quantidade excessiva de alimentos que não serão consumidos e vão direto para a lata do lixo.

Nos países mais pobres, o desperdício acontece por conta de práticas defasadas de produção agrícola, estoque de alimentos e transportes. Mesmo países que estão passando por rápido crescimento, como a China, perdem alimentos. Segundo o estudo, a China perde 45% da sua produção de arroz, por exemplo, por conta de infraestrutura ruim.