Marinha da Argentina reage contra suspensão de buscas a submarino

0
398
IMPRIMIR
Última partida do submarino ARA San Juan, da Argentina, em 2017: 44 tripulantes desaparecidos (Facebook/Gaston Piccioni/Reprodução

A Marinha da Argentina reagiu sexta-feira (26) contra a decisão da empresa Ocean Infinity de suspender até fevereiro de 2019 as buscas ao submarino ARA San Juan, desaparecido no Atlântico sul desde novembro de 2012, e determinou a continuidade do trabalho, “em cumprimento ao contrato vigente”.

A suspensão dos trabalhos por mais de três meses foi denunciada à Marinha por familiares dos 44 tripulantes da embarcação. Até ontem, o barco Seabed Constructor, da Ocean Infinity, havia terminado de vasculhar a 12ª área de busca, sem encontrar vestígios.

O desaparecimento do submarino ARA San Juan é um dos episódios mais sensíveis da história recente da Argentina. Com 44 tripulantes, a embarcação fez seu último contato em 15 de novembro de 2017. Duas semanas depois, as esperanças de encontrar tripulantes ainda vivos acabaram-se. Várias nações se uniram à Argentina nas operações de busca.