Mais uma vida salva pela Praticagem

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Resgate de pescador só foi possível porque serviço de Praticagem do porto de Rio Grande funciona 24 horas por dia, sete dias por semana durante todos os dias do ano, em apoio à Autoridade Marítima

Na última quinta-feira, 25 de fevereiro, um chamado da Autoridade Marítima pelo rádio, colocou em alerta a Zona de Praticagem da Barra do Rio Grande (ZP-19). O chamado, que aconteceu às 9h10 da manhã era um pedido de socorro para o barco de pescadores, Carlos Àvila I, que estava com um tripulante gravemente ferido.

Dez minutos depois, a lancha da Praticagem, tendo a bordo tripulantes treinados em salvamento, partiu em direção ao barco Carlos Ávila I que se encontrava a 25 quilômetros de distância (15 milhas náuticas) da costa. Rapidamente o acidentado recebeu os primeiros cuidados ainda no barco de pesca, foi imobilizado, e em menos de meia hora já estava na Atalaia (base das empresas de Praticagem). Em seguida, foi colocado numa ambulância e encaminhado para a Santa Casa de Rio Grande.

O pescador passou por cirurgias e está estável, na UTI, respirando sem a ajuda de aparelhos. Ele não corre mais risco de morte. A vítima, um homem de aproximadamente, 1,70 de altura, aparentando ter aproximadamente 55 anos, teve o braço direito praticamente destroçado, e havia perdido muito sangue. O braço direito dele havia sido puxado pelo cilindro do guincho usado para recolher a rede de pesca, causando faturas também, na mandíbula e nas costelas, além de deslocamento da clavícula e de traumatismo craniano.

Tinha pouca chance de sobrevivência não fosse a agilidade e rapidez com que recebeu o socorro da praticagem. “Autoridade Marítima recorreu à Praticagem porque tem a certeza de que o serviço funciona 24h por dia, sete dias na semana, em todos os dias do ano. Além disso, possui equipamento e pessoal qualificado para realização desse tipo de resgate”, disse o presidente do Conselho Nacional de Praticagem (Conapra), Gustavo Martins.

A lancha usada na operação possui todos os equipamentos necessários para a realização de salvamentos e primeiros socorros. Desde luvas e equipamentos médicos até o sistema automático de identificação de embarcações (AIS), usado para localizar navios distantes da costa, e que que não podem ser vistos a olho nú. “Essa lancha alcança vinte e seis nós em velocidade máxima”, informou o comandante Pedro Luppi, secretário executivo da ZP 19.

Sobre o CONAPRA

O CONAPRA é uma associação profissional, sem fins lucrativos, que congrega os Práticos brasileiros, tendo por finalidade representá-los junto a todas as Autoridades Governamentais e entidades representativas de setores do meio marítimo nas questões ligadas às praticagens.

Através de Delegação de Competência da Diretoria de Postos e Costas – DPC (Portaria 0072 de 03/12/1998) o CONAPRA foi incumbido de realizar as inspeções e laudos periciais necessários à homologação de lanchas de praticagem, promover homologação da habilitação operacional de suas tripulações e a homologação das Atalaias.

A entidade é reconhecida pela Autoridade Marítima (Portaria 0031 de 24/04/2000) como Órgão de Representação Nacional de Praticagem, com tarefas específicas previstas na Normam-12 (Normas da Autoridade Marítima para o Serviço de Praticagem) e em Portarias da DPC.

No campo internacional o CONAPRA é associado da IMPA, International Maritime Pilots’ Association, exercendo uma das Vice-Presidências dessa associação internacional.

LEIA O ESPECIAL AS PRATICAGENS NO BRASIL E NO MUNDO