Livro irá retratar as belezas das dunas

0
542
IMPRIMIR

Está em fase final de produção um livro fotográfico que irá retratar a beleza das dunas nos campos neutrais. Trabalho realizado pelo fotógrafo Hélio Machado de Oliveira com textos de Diniz Júnior a publicação será bilíngue em Português e Inglês. A editora é Conexão Marítima, tem coordenação de Jayme Ramis e deverá ser lançado ainda em 2013. Haverá uma exposição com as fotografias na Feira do Polo Naval.

“A ideia do livro é bem antiga, talvez o sonho de todo o fotógrafo. O projeto teve seu início, no meu encontro com o Diniz, quando realizei a exposição “nas dunas da maior praia do mundo ” no Mercado Público em Rio Grande. A obra que traz imagens impressionantes dos cenários da região teve suas fotografias realizadas desde 2009.

A inspiração para o livro vem da própria vivência do fotógrafo: “Nasci na beira do mar, na imensidão dos “campos neutrais”, passei praticamente duas décadas distante de casa, quanto mais do mundo eu conhecia, mais orgulho sentia da minha praia, meu primeiro livro não poderia registrar outro lugar”, afirma ele. Entre as principais dificuldades, Oliveira diz ter sido a “boa vontade do mar”, que por vezes, dificulta a passagem.

Sobre o encanto com o mar ele recorda os tempos em que era criança. “Minha infância foi na praia do Hermenegildo, numa daquelas casas que insistem em desafiar o mar, inclusive hoje não sobrou nada além dos azulejos da cozinha, que ficavam nos fundos do terreno. No mar aprendi a ser livre e que o mundo é imenso, com os anos entendi, que a orla é imensa e o mundo pequeno”, conclui ele.

Fotógrafo

Hélio Machado de Oliveira nasceu em Santa Vitória do Palmar em novembro de 1965. Desde a infância é um apaixonado pelo mar e pela fotografia, herança do pai, que é grafo amador até hoje e companheiro de aventuras pelo litoral do extremo sul brasileiro.

Aos 21 anos, com uma mochila nas costas e um grupo de amigos, saiu a percorrer o mundo, após quase dois anos e algumas dezenas de países explorados, fixou residência na Alemanha. Foi lá que estudou fotografia e profissionalizou-se, atuando como fotógrafo publicitário no Studio Pfeiffer, em Stuttgart, dentre seus principais trabalhos estão campanhas publicitárias para Mercedes Benz, Carl Zeiss, Creator Bike e, Dieter Plastik.

Na mesma época, atuou com fotojornalismo para a revista Focus, em matérias com os empresários da Porsche, Mercedes e outros. Também trabalhou na cobertura dos festivais de música de Tübingen. Sua primeira mostra fotográfica foi em Reichenbach an Der Fils, tendo como tema Cebolas, que também foi exposto na Sala Frederico Trebi – Prefeitura Municipal de Pelotas. Retornou ao Brasil em 2009 e desde então o principal foco de sua lente está no mar, areia…na imensidão dos “campos neutrais”, parte desse material pode ser visto na mostra “nas dunas da maior praia do mundo”, onde não há fronteiras entre Cassino, Hermenegildo e Barra do Chuí .