Lenta vacinação de tripulantes de navios de carga ameaça o comércio global

0
224
IMPRIMIR
Infecções em navios podem pressionar ainda mais as cadeias de suprimentos globais, quando Estados Unidos e Europa se recuperam e empresas começam a estocar para o Natal.

A vacinação global de trabalhadores marítimos é lenta, o que aumenta o risco de surtos em navios e de mais gargalos no comércio, que também podem desacelerar a recuperação das economias.

A indústria naval soa o alarme com o aumento dos casos de Covid-19. Alguns portos continuam a restringir o acesso de trabalhadores marítimos de países em desenvolvimento, que respondem pela maior parte dessa mão de obra, mas não podem vaciná-los.

“É uma tempestade perfeita”, diz Esben Poulsson, presidente da Câmara Internacional de Navegação, que representa os armadores. “Com esta nova cepa delta, não há dúvida de que ela está nos atrasando e a situação está piorando. A demanda por produtos não diminuiu, as mudanças de tripulação não têm sido feitas com rapidez suficiente e os governos continuam enterrando a cabeça na areia.”

Todos os sinais agora apontam para um agravamento da crise nos oceanos, justo quando o setor parecia emergir de meses de restrições portuárias que prejudicaram a capacidade das empresas de navegação de trocar tripulações e deixaram centenas de milhares de trabalhadores presos no mar por meses.

https://oglobo.globo.com/economia/lenta-vacinacao-de-tripulantes-de-navios-de-carga-ameaca-comercio-global-25107606