Junho Verde inicia com programação intensa na Portos RS

0
81
IMPRIMIR

No dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e para marcar a data, a Portos RS realizou o lançamento da segunda edição do projeto Junho Verde. As ações acontecerão durante todo o mês e serão realizadas no formato online e presencial para contemplar os públicos internos e externos aos Portos Públicos.

O primeiro ato da programação pela manhã foi o painel Portos RS 2023, com uma live transmitida nas redes sociais da Portos RS entre o diretor de meio ambiente, Henrique Ilha, e a coordenadora-geral de descentralização e convênios na Secretaria Nacional de Portos e Transportes, Flávia Nico. Na oportunidade, foi abordada a Gestão Ambiental Portuária no Contexto da Economia Azul.

No painel o diretor abordou o contexto dos Portos do Rio Grande do Sul e a Economia Azul, que visa uma econômica oceânica para garantir sustentabilidade ambiental por meio de ações como à recuperação dos ecossistemas e sensibilização dos recursos oceânicos. Na ocasião destacou os esforços já realizados como o Programa Brasileiro GHG Protocol, projeto Portos RS Energy Port Platforma, RightShip, recuperação de marismas, entre outras ações que visam a Economia Azul.

Durante sua explanação, Flávia apresentou um painel global sobre o tema de igualdade de gênero e as iniciativas que estão em curso para auxiliar na redução da diferença de oportunidades no setor portuário, especialmente em cargos de liderança, que são em sua grande maioria tradicionalmente masculinos.

Já no período da tarde, a segunda atividade do dia foi precedida pelo ato de adesão da Portos RS ao Programa Brasileiro GHG Protocol. O programa é responsável pela adaptação do método ao contexto brasileiro e desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa.

De acordo com o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, a assinatura do protocolo permitirá definir aquilo que efetivamente é produzido e o que deve ser feito para mitigar seus impactos. Além disso, Klinger afirmou que a adesão ao protocolo representa mais um pilar das ações da Empresa Pública para com o meio ambiente.

A programação teve continuidade com o painel O Sistema de Gestão Ambiental e os Processos de Educação Ambiental na Implementação de Boas Práticas. Participaram como debatedores o coordenador executivo do Programa de Educação Ambiental (ProEA) do Porto do Rio Grande, José Vicente de Freitas, a coordenadora executiva do Programa de Gestão Ambiental do Porto de Porto Alegre, Tatiana Silva da Silva, a coordenadora-geral do ProEA Rio Grande, Thais Dettman, e a assessora técnica da gestão ambiental do Porto de Pelotas, Laura Lemons.

Na ocasião foram apresentadas as atividades realizadas dentro da Diretoria de Meio Ambiente para atendimentos das três licenças de operações (LO) vigentes nos portos de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande, sendo elas, respectivamente: LO N° 01352/2023, LO Nº 2756/2021, e LO Nº 03/1997 . Com o destaque para os programas, monitoramentos e planos desenvolvidos de forma continuada nas unidades da Portos RS em parceria com as Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Outro destaque importante do primeiro dia do Junho Verde da Portos RS foi a interligação direta das ações do dia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), os quais passaram a ser trabalhados com o setor portuário e comunidades próximas logo após o painel de abertura.

Fonte: Portos RS