Investimento em energias limpas deve crescer 230% nos próximos anos

0
752
IMPRIMIR
70% de toda as novas usinas de geração de energia elétrica serão de fontes renováveis – principalmente solar e eólica

O mercado de investimentos em energias renováveis está tão aquecido que uma nova pesquisa da Bloomberg New Energy Finance revisou as projeções de crescimento do setor. Segundo essa nova análise, apresentada nesta semana em Nova York, a expectativa é de um crescimento de 230%, com aumento do investimento anual até chegar a US$ 630 bilhões por ano em 2030.

Esse novo cenário indica que 70% de toda as novas usinas de geração de energia elétrica serão de fontes renováveis – principalmente solar e eólica, mas o cálculo também considera as grandes hidrelétricas. A figura acima mostra a previsão da distribuição dos investimentos em energia para as próximas décadas, com o amarelo da energia solar e o azul da éolica dominando o gráfico.

Apesar da perspectiva positiva, esse crescimento ainda não será suficiente para que as renováveis ultrapassem os combustíveis fósseis quando a comparação é feita com as usinas já instaladas. Grande parte do problema são os altos subsídios para projetos de petróleo e gás. Além disso, a China tem um apetite voraz por fontes fósseis – o país queima quase a metade do carvão consumido no mundo.