Investidores chineses revelam interesse na ferrovia Cascavel-Chapecó

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             CRCC Internacional Investment Group Limited se reuniu com empresários de Chapecó

A obra está prevista Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. O projeto foi elaborado pela TPF Engenharia e traz um impacto ambiental positivo. A licitação pública, na modalidade de leilão, será publicada assim que o projeto obter as licenças ambientais. A concessão para exploração da futura ferrovia terá prazo de 99 anos.

Integração ferroviária

A extensão da Ferroeste ligando Cascavel (PR) até Chapecó (SC), segundo estudo apresentado, terá 263 quilômetros de extensão, em pista simples, 18 túneis e 31 pontes e viadutos. A construção exigirá investimentos da ordem de R$ 6,4 bilhões para ficar concluída em 2032 se todos os prazos para cada etapa da obra forem cumpridos e se a obra, efetivamente, iniciar em 2024. A plenitude das operações com o uso de 100% da capacidade da ferrovia está prevista para 2044 quando, de acordo com as projeções, estarão em uso 395 vagões de grãos e 43 de contêineres nos 22 trens que estarão circulando.

A capacidade de transporte estará, então, em 8,8 milhões de toneladas por ano. “Além disso, temos o estudo de viabilidade de outra ferrovia que ligará Chapecó aos portos catarinenses, patrocinado pelo governo catarinense, e o estudo de viabilidade de outro ramal da Ferroeste de Chapecó até Passo Fundo (RS). Isso aumentaria o consumo de grão da região para 10 milhões de toneladas antes de 2028”, listou o presidente da ACIC.

Fonte: Revista Amanhã