Guardas portuários são presos por ligação com narcotráfico internacional

0
790
IMPRIMIR

csm_ciro55_e54d69dd0b
Imagens mostram o exato momento em que a droga é colocada na viatura da Guarda Portuária

Dois guardas portuários foram presos pela Polícia Federal nesta semana acusados de envolvimento no tráfico internacional de drogas. Eles foram flagrados pelas câmeras do Porto de Santos, monitoradas pela Receita Federal, transportando malas com cocaína até um terminal de contêineres.

A prisão temporária de 30 dias foi autorizada pela Justiça Federal depois que a investigação resultou na identificação dos envolvidos. Eles estão ligados diretamente na tentativa de embarque à Espanha, na Europa, de pelo menos 287 quilos de cocaína, na noite da última segunda-feira de 2015.

Na ocasião, a ação foi frustrada, mas ninguém detido. Ao todo, 250 tabletes de droga foram apreendidos com o apoio de analistas e fiscais alfandegários. A cocaína, embalada em plásticos coloridos, estava armazenada em oito bolsas de viagem de cor azul. As mesmas que podem ser observadas nas imagens divulgadas nesta terça (19).

De acordo com o delegado Ciro Tadeu Moraes, do Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) da Polícia Federal, os guardas foram os responsáveis por transportar a droga até o terminal de contêineres. Foram necessárias, pelo menos, duas viagens para garantir o êxito da ação criminosa.

Integrantes da quadrilha levavam as bagagens até um ponto de encontro fora do cais, nas proximidades do Centro de Santos, onde a viatura os aguardaria. Lá, as bagagens eram colocadas no banco de trás do veículo oficial, que tem livre acesso aos terminais e ao cais de ambas as margens.