Furg, Indústria Naval do Ceará e Marinha assinam contrato para aquisições de embarcações para universidades

0
926
IMPRIMIR
A Furg ficou responsável pela aquisição das embarcações, representando todas as outras universidades, por considerar sua história de ter sido a primeira instituição de Ensino Superior a implantar o curso de Oceanologia no País

A Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e a Indústria Naval do Ceará (Inace) assinaram na quarta-feira (19), em Brasília, o contrato para construção de quatro embarcações, que serão laboratórios flutuantes para atender às demandas de todas as universidades federais que ofertam cursos nas áreas de Ciências do Mar. A gestão das embarcações será compartilhada por todas as universidades que tiverem interesse no tema. A solenidade aconteceu na sede da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

 

A demanda das embarcações é resultado de um estudo desenvolvido no âmbito da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), através do Grupo Experiência Embarcada do Programa de Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar (PPG-Mar), coordenado pelo professor Luis Carlos Krug (Furg), com a participação dos professores Abílio Soares Gomes (UFF), Danilo Calazans (Furg) e Vanildo Souza de Oliveira (UFRPE).

 

O estudo constatou a importância da experiência embarcada para os estudantes dos diversos cursos em Ciências do Mar e foi apresentado ao Ministério da Educação (MEC), que reconheceu a relevância desta prática como uma qualificação no processo de formação e fomentou a compra dos navios. Para o ministro, o investimento dará um salto na qualidade do ensino e da pesquisa nas universidades federais. “O Ministério sempre vai apoiar iniciativas como essa, que exploram nosso potencial natural com recursos humanos de qualidade como os das universidades”, disse Paim.

 

A reitora da Furg, Cleuza Dias, agradeceu ao ministro Henrique Paim o apoio do MEC para aquisição das embarcações e ressaltou o significado do investimento. “Levando em consideração a importância do ambiente marinho para a Nação Brasileira, sem dúvida, a qualificação da formação dos estudantes, a partir das práticas embarcadas, trará maior competitividade e possibilidades na atuação dos futuros profissionais”, disse a reitora.

 

A Furg ficou responsável pela aquisição das embarcações, representando todas as outras universidades, por considerar sua história de ter sido a primeira instituição de Ensino Superior a implantar o curso de Oceanologia no País, criado em 27 de agosto de 1970. Será agendada para as próximas semanas, na Andifes, uma reunião com representantes das universidades federais interessadas para regulamentação da gestão das embarcações.