Representando para as companhias oportunidade de crescimento, as exportações aparecem como uma luz no fim do túnel, e para alguns, um olhar diferente para se preparar para o mercado externo em seus projetos de expansão. “Estamos na rota da internacionalização”, aponta o CEO da Fras-le, Ricardo Reimer, empresa que exporta para mais de 100 países.
O executivo ilustra o cenário lembrando que duas de suas quatro fábricas estão no exterior – uma na China (Pinghu, aproximadamente 90 km de Shanghai) e uma nos EUA (Prattville, Alabama), além de marcar presença em outros mercados através de centros de distribuição na Alemanha, Argentina e Dubai, mais os escritórios comerciais no Chile, México e África do Sul.
Nos resultados, ele aponta que até setembro de 2015, as exportações da companhia somaram US$ 55,1 milhões. A fatia de exportações correspondente a 56,6% teve como destino os países do Nafta, enquanto 23,5% foram para países da América do Sul, e 10,8% para as regiões da África e da Europa, regiões que respondem por 90,9% do total exportado pela companhia de janeiro a setembro de 2015. “O mercado norte-americano se mantém como o principal destino das exportações da Fras-le, correspondendo a 44,4% do total exportado através do Brasil, dos quais 33,2% referem-se ao segmento de reposição e 11,2% montadoras”, disse.