Fórum Brasil Export lança biografia de Wilen Manteli

0
58
IMPRIMIR
A sessão de autógrafos acontece dia 6 de fevereiro, a partir das 18h, no Espaço de Eventos Villa Rizza, em Brasília, durante o lançamento do Calendário 2024 do Brasil Export. Neste dia será anunciado o próximo biografado da série

“Wilen Manteli, nosso Embaixador do Sul, marcou a passagem pela ABTP lutando pela Lei dos Portos, conquistando sucessos e amargando derrotas, mas nunca desistiu. Graças à sua liderança, conhecimento técnico e sua combativa equipe na ABTP, muitas situações dos terminais portuários foram resolvidas da melhor forma possível, dentro da realidade do momento”, diz Fabrício Julião, CEO do Brasil Export e Diretor-presidente do Sistema BE News.

Essa é o terceiro livro da série de Brasil Export Biografias. Antes foram lançadas as biografias dos consultores portuários José Roberto Campos e Aluisio Sobreira. Para Fabrício, essa iniciativa é uma forma de homenagear os grandes nomes do setor e deixar registro o legado de suas histórias para o setor portuário.

Na obra, com muitas imagens e registros do setor, além de detalhar fatos da infância em Chapecó, da adolescência e vida adulta já em Porto Alegre, Manteli descortina momentos marcantes como seu início profissional na empresa Adubos Trevo, os fatos que antecederam a publicação da Lei dos Portos e os desafios durante os anos à frente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários.

Manteli conta que ficou surpreso e emocionado quando Fabrício anunciou seu nome no início de 2023: “Estava na mesa bem à frente do palco ao lado do Jesualdo Silva e da Cláudia Borges, Presidente e Diretora da ABTP, confesso que fiquei atônito diante do anúncio, achava que tinha havido algum engano. Eu ?  Não podia ser. Para minha alegria, era real.De lá para cá, a competente jornalista Ivani Cardoso iniciou o processo trabalhoso  de entrevistas, coleta de dados, nomes de parentes, amigos, parceiros de trabalho, fotos  e outros dados”.

Ele destaca que relembrar sua vida desde a infância até os dias de hoje foi um processo rico: “Também significativos  e motivadores  foram  os depoimentos das várias pessoas que conviveram e convivem comigo.Posso assegurar, que ser biografado é um trabalho entusiasmante  e  compensador”.

A jornalista Ivani Cardoso comenta o processo da escrita: “Foram meses de muitas escutas de Manteli, infelizmente apenas uma presencial, mas ele colaborou de tal forma que tornou a preparação do livro muito gratificante. Eu me sinto privilegiada por contribuir escrevendo essas trajetórias de vida tão importantes para o setor”.

A designer Mônica Mathias também gostou do resultado: “Já estamos na terceira edição da série e acredito que conseguimos fazer estas dinâmicas histórias fluírem para as páginas das publicações. É um trabalho prazeroso e que me alegra e emociona muito vê-lo finalizado”.

Fonte: Assessoria