Falhas elétricas reduzem chances de sobrevivência em submarinos

0
264
IMPRIMIR

Em abril, o submarino KRI Nanggala-402, da Marinha da Indonésia, naufragou com 53 pessoas a bordo. A força naval local informou que encontrou destroços da embarcação, que teria se partido em três partes. As autoridades locais investigam a possibilidade de uma grande avaria elétrica como uma das causas do acidente, que não deixou sobreviventes. O engenheiro elétrico e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Richard Magdalena Stephan, acredita que a possibilidade de falha elétrica, aventada pela Marinha da Indonésia, pode ter sido a causa do submarino ter submergido.

A hipótese é que a alta pressão fez com que o casco resistente fosse esmagado, se partido e submergido até o fundo do mar. “Se acontece uma avaria elétrica, em que a redundância não cobre (a falha) e, de repente, não tem eletricidade para bombear água para fora e poder subir de volta, vai mergulhar para sempre até bater no fundo do mar”, explicou Stephan, que é membro da Associação Brasileira de Eletrônica de Potência (Sobraep) e membro sênior do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE).

https://www.portosenavios.com.br/noticias/navegacao-e-marinha/falhas-eletricas-reduzem-chances-de-sobrevivencia-em-submarinos