Fábrica produz “árvores de Natal” de 150 toneladas em São José dos Pinhais

0
871
IMPRIMIR
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Instalada a poucos quilômetros da BR-376, a fábrica ficou pronta após dois anos e três meses de construção. Ela tem 55 mil metros quadrados de área construída, e pode ser ampliada em até 50%

A norueguesa Aker Solutions inaugurou nesta terça-feira (19), em São José dos Pinhais, aquela que diz ser a maior e mais moderna fábrica de equipamentos submarinos para produção de petróleo no mundo.

Fruto de um investimento de quase R$ 260 milhões, a unidade produz a chamada “árvore de Natal molhada”, conjunto de válvulas de até 150 toneladas que controla a vazão de óleo e gás na boca do poço, no fundo do mar.

A maioria dos equipamentos que a Aker produz hoje é destinada ao pré-sal. Segundo a companhia, cerca de 80% do petróleo produzido na nova fronteira petrolífera flui por árvores de Natal produzidas no Paraná.

Com o dobro da capacidade de produção da antiga unidade da empresa, que ficava na Cidade Industrial de Curitiba e foi desativada no início do ano, o novo parque fabril também permitiu à Aker aumentar o índice de nacionalização de seus equipamentos. Os módulos eletromecânicos que controlam as árvores de Natal a distância, antes produzidos na Inglaterra, agora são feitos no Brasil.