Exportação de farelo de soja em contêineres é alternativa para países asiáticos para nutrição animal

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Brado transportou mais de 70 mil toneladas em 2022 e acredita em potencial crescimento após aumento nas exportações do insumo no país.Hoje, cerca de 5% do farelo de soja exportado pelo Brasil sai em navios porta-contêiner

Com uma operação dedicada e planejada para o transporte de farelo de soja, a Brado prevê um ano promissor no mercado. Mais de 150 contêineres devem ser movimentados em fevereiro no terminal da empresa em Rondonópolis (MT), período que marca o início do ciclo da plena safra.

Com o mercado aquecido, após a exportação do farelo ultrapassar a barreira de 20 milhões de toneladas em 2022, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a expectativa da empresa é expandir o atendimento das demandas por biocombustíveis e nutrição animal.

“O farelo de soja é um subproduto do esmagamento do grão para produção de biocombustível e óleo, sendo, portanto, um produto sustentável e com maior valor agregado. De cada tonelada de soja processada, são extraídos de 750 a 780 quilos de farelo. É muito usado na nutrição animal por ser uma fonte rica de proteína”, explica Vinicius Cordeiro, gerente executivo Comercial da Brado Logística.

Cordeiro explica as vantagens de transportar o produto em contêiner. “O produto em contêiner é muito menos exposto e sai lacrado. É uma solução que traz segurança de que a carga chegará na mesma condição em que saiu do terminal”.