Foi a primeira plataforma a ser construída no porto gaúcho pela QUIP que virou marco de excelência. A economia do Sul gaúcho renasceu mais uma vez pela ligação com o mar. A indústria naval foi revitalizada pela necessidade de explorar as reservas de petróleo da camada do pré-sal.O Brasil deixava de ser agrário e se tornava industrial.
Instalado a beira da Lagoa dos Patos, o pórtico gigante era o símbolo da prosperidade de Rio Grande. Com 117 metros de altura e 210 metros de largura, o equipamento é visto de qualquer canto da cidade.Rio Grande fervilhava com o Polo Naval e seus 3 estaleiros.Hoje esse pórtico, que custou cerca de R$ 400 milhões, está parado ao lado de milhares de toneladas de aço no Estaleiro Rio Grande
2013
O ERG EMPREGAVA CERCA DE 15 MIL PESSOAS
Em 2016 foram demitidos 3 mil funcionários de uma só vez. Não deu tempo de tirar o casco da P-71 que ficou pela metade.A política do conteúdo local gerou 82 mil empregos no Brasil até 2014( SINAVAL). Em Rio Grande 10% do comércio fechou as portas.Hoje novos projetos são destinados a reparos de navios de médio e grande parte.
DE 2014 A 2016,7 ESTALEIROS FECHARAM NO BRASIL. Após o início da operação lava jato em 2014,o setor perdeu 71 500 vagas.Para cortar custos, a Petrobras passou a buscar na Ásia/China, plataformas mais baratas.
Foi preciso esperar 40 anos para que a indústria naval recuperasse a pujança do setor e em 10 anos tudo naufragou.Foram criados polos navais pelo país por interesses políticos e não por razões técnicas. Pensou-se na criação de um setor somente no momento de pico e não na continuidade da demanda a longo prazo.