Empresas estendem vida útil de navio e contêiner para superar crise logística

0
106
IMPRIMIR
Navio transporta contêineres para exportação. Gargalo na logística está levando à extensão da vida útil de equipamentos (Foto: Mapa/Divulgação)

A guerra da Rússia contra a Ucrânia acentuou o gargalo na logística causado pela pandemia de Covid-19, elevando os preços dos fretes marítimos, os custos de aquisição de navios novos e provocando escassez de contêineres no mundo. Diante da situação, empresas de transporte marítimo estão estendendo a vida útil de embarcações por dois anos e de contêineres por até três anos, investindo na manutenção dos equipamentos.“Os armadores estão estendendo a vida útil ao máximo, porque os novos navios novos vão demorar três anos para sair do estaleiro. O problema dos navios velhos é a manutenção, que é cara, além do consumo alto de combustível”, diz Leandro Barreto, sócio-diretor da Solve Shipping Intelligence. “E eles estão estendendo porque o frete está remunerando bem.”

https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Infraestrutura-e-Logistica/noticia/2022/03/empresas-estendem-vida-util-de-navio-e-conteiner-para-superar-crise-logistica.html