Embarque de soja tem ritmo lento no porto de Rio Grande

0
630
IMPRIMIR
O movimento em Rio Grande nesses primeiros meses de 2014 está relacionado ao índice de colheita de verão no estado vizinho

Enquanto navios se aglomeram ao largo dos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR) para embarcar a safra de soja do Brasil, em Rio Grande (RS), os carregamentos ainda estão lentos, afirmam os operadores portuários. “Está faltando soja para embarcar. Aqui não há fila. A partir do momento em que a carga chega, 48 horas depois ela sai”, afirma o superintendente dos terminais Tergrasa e Termasa, Guilherme Dawson. Até o momento, 154 mil toneladas de soja saíram do país pelo porto gaúcho, que ano passado ultrapassou Paranaguá no ranking de exportações de soja, movimentando o segundo maior volume do país, atrás de Santos somente.

O movimento em Rio Grande nesses primeiros meses de 2014 está relacionado ao índice de colheita de verão no estado vizinho. Dados de consultorias privadas e órgãos apontam que menos de 10% da área da oleaginosa foram colhidos até o momento. Já no Paraná os trabalhos de retirada dos grãos do campo estão na reta final. Como o porto paranaense também escoa parte da produção de grãos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a movimentação pelo Corredor de Exportação é maior que o do estado gaúcho.

Fonte: Gazeta do Povo Online