Em 7 anos, TCP dobra movimentação de contêineres por ferrovia até o Porto de Paranaguá

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Ao todo, foram movimentados quase 190 mil TEUs em 2022; papel, celulose e carne de frango estão entre as cargas mais movimentadas

A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, registrou mais que o dobro de movimentações de contêineres pela ferrovia em comparação a 7 anos atrás. Em 2022, foram movimentados 189.014 TEUs, contra 92.307 TEUs em 2016.

Um dos principais saltos de volume ferroviário aconteceu entre os anos de 2021 e 2022, com 40% de crescimento. A carga que mais apresentou crescimento de exportação no período foi a de papel e celulose, que passou de 3.392 movimentações, em 2021; para 31.016, em 2022. A segunda commodity que mais cresceu foi a de carne de frango. Em 2022, foram 56.530 TEUs movimentados, 5.108 a mais que em 2021.

Em parceria com a Brado Logística, a multimodalidade combinando ferrovia nas distâncias longas e rodovia nos trechos curtos traz competitividade e mais produtividade em relação ao modal estritamente rodoviário. Um em cada cinco contêineres exportados por Paranaguá utilizam a ferrovia. “Além da competitividade, a solução multimodal gera benefícios para o meio ambiente, com a redução intrínseca na pegada de carbono, e social, com reduções de acidentes e desenvolvimento do interior brasileiro”, afirma o gerente executivo comercial da Brado, Vinicius Cordeiro.

Uma das bases operacionais está localizada em Cambé, local em que diversas empresas do Norte Pioneiro, do interior de São Paulo e do Paraguai usam o modal para exportar carne congelada, amendoim, açúcar, café, entre outros produtos. Outro ponto-chave é em Cascavel, que atende as demandas de cooperativas especializadas no agronegócio que exportam pela ferrovia.