El Niño começa a perder força, mas efeitos ainda continuarão sendo sentidos pelo país; entenda

0
44
IMPRIMIR
Segundo a MetSul Meteorologia, o pico do evento climático na temporada 2023/2024 já foi alcançado

O pico do El Niño na temporada 2023/2024 pode já ter acontecido, o que inicia o processo de enfraquecimento do evento climático, como aponta a MetSul Meteorologia. O indício de perda de força do fenômeno foi detectado a partir da análise da temperatura da superfície do mar.

Usualmente, a medição da temperatura do mar na região 3.4, no Pacífico Equatorial Centro-Leste, é usada oficialmente para constatar a presença do El Niño e a sua força. A avaliação mais recente confirmou a temperatura de +1,7°C, índice 0,4°C mais baixo do que os valores registrados na mesma região em novembro do ano passado.

O departamento americano National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) aponta que o evento climático deve perder força gradualmente, com um cenário que caminha para a neutralidade, sem fortes influências de El Niño e La Niña no segundo trimestre do ano. Contudo, de acordo com a MetSul, apesar de o fenômeno ter atingido um pico e entrar em fase de enfraquecimento, os efeitos do El Niño devem continuar a ser sentidos no país.

https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2024/01/31/el-nino-comeca-a-perder-forca-mas-efeitos-ainda-continuarao-sendo-sentidos-pelo-pais-entenda.ghtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsdiaria