Docas publicará nova versão do edital da dragagem até 2ª

0
737
IMPRIMIR
Na Baía de Santos, draga da Van Oord Operações Marítimas (Foto: Irandy Ribas/A Tribuna)
Na Baía de Santos, draga da Van Oord Operações Marítimas (Foto: Irandy Ribas/A Tribuna)

A nova versão do edital da licitação para a contratação da nova dragagem do canal de navegação do Porto de Santos, por um ano, será publicado até a próxima segunda-feira (8). A informação é do diretor de Engenharia da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Antonio de Pádua Andrade. O assunto foi debatido ontem pelo Conselho de Administração (Consad) da estatal.

Esta é a segunda tentativa para contratar a dragagem do cais santista em menos de um mês. Isto porque, no último dia 27, quando seriam abertas as propostas de preços das empresas interessadas em realizar o serviço, a Docas suspendeu a licitação. Isto aconteceu após uma concorrente entrar com recurso administrativo pedindo o cancelamento do certame.

De acordo com a Autoridade Portuária, a empresa apresentou alguns questionamentos – não revelados -, sobre o edital. Em seguida, o material foi refeito pela Superintendência Jurídica e, agora, seguirá para a publicação.

A estatal trabalhava com a possibilidade de concluir o processo licitatório até outubro, quando será encerrado o contrato vigente com a Van Oord Operações Marítimas, atual responsável pela dragagem dos quatro trechos do canal de navegação. Mas, diante desta suspensão, corre-se o risco do processo licitatório não ser concluído em tempo.

A expectativa da Docas é investir cerca de R$ 116 milhões no serviço, essencial para garantir a profundidade e a competitividade do cais santista.