Disco voador: o estranho projeto russo de um gigante de carga

0
224
IMPRIMIR

A foto acima mostra a aeronave que o fabricante russo “Aerosmena” vai lançar em 2024, que tem uma carga útil de 600 toneladas e uma forma lenticular.

A aeronave foi projetada para realizar tarefas de transporte e logística, independentemente da infraestrutura terrestre, sem a necessidade de portos, estradas, hidrovias, aeródromos, ferrovias, hangares ou pistas.
De acordo com a “Aerosmena”, o design do “disco voador” tornará a aeronave mais fácil de manobrar e pousar com vento cruzado, do que outros designs de aeronaves que usam um formato de casco esticado mais tradicional.
                                      Vladimir Putin avaliando o projeto

Todo o programa de voo é mantido por um sistema de controle de bordo multinível desenvolvido especificamente para o Projeto Aerosmena, e a aeronave leva 15 minutos entre acionar em solo e estar no ar flutuando para começar o voo.

O alcance do dirigível é superior a 5000 km e, em voo, o congelamento da carcaça nunca ocorre, pois o ar quente interno aquece toda a superfície.

O dirigível Aerosmena move-se a uma velocidade de 150–200 km/h, mas pode atingir 300 km/h com algumas modificações necessárias para aumentar a velocidade.

O dirigível foi projetado para executar várias tarefas: do transporte de passageiros e de carga à entrega da carga de grandes dimensões na condição montada (por exemplo, turbinas hidrelétricas totalmente montadas, torres de linhas de transmissão, plataformas de perfuração etc.).