Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio

0
99
IMPRIMIR
Em 1992, um pôster da campanha mundial pela proteção da camada de ozônio, preparado pelo artista Robert Rauschenberg, adorna a lateral de um ônibus da cidade de Nova Iorque estacionado em frente à sede das Nações Unidas. Foto: © Foto da ONU/Milton Grant

Mensagem do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, para o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, assinalado em 16 de setembro.

 

Os tratados internacionais para proteger a camada de ozônio marcaram um ponto de inflexão na proteção das pessoas e do planeta. Realçam o poder do multilateralismo e devem inspirar a esperança de que, em conjunto, conseguimos evitar o pior das alterações climáticas e construir um mundo sustentável e resiliente.

Limitar o aumento da temperatura global a 1,5 graus Celsius ainda é possível se acelerarmos imediata e drasticamente a ação climática. Para tal, propus um Pacto de Solidariedade Climática e uma Agenda de Aceleração. Exorto todos os líderes a trabalharem em conjunto para implementar ambos e a apoiarem estes esforços, compromentendo-se com a Emenda de Kigali ao Protocolo de Montreal e limitando os hidrofluorocarbonetos que provocam o aquecimento do planeta.

A plena ratificação e aplicação da Emenda de Kigali poderia evitar até 0,5°C de aumento da temperatura até 2100, um valor que poderia ser duplicado se o abandono progressivo dos gases responsáveis pelo aquecimento global fosse combinado com medidas de eficiência energética nos equipamentos de refrigeração.

Apelo a todos os países para que ratifiquem a Emenda e apelo aos governos, juntamente com os líderes empresariais, a sociedade civil, o meio acadêmico, os grupos de jovens, as comunidades locais e outros, a intensificarem os esforços no sentido de provocar uma verdadeira mudança e a assegurarem que os países em desenvolvimento tenham o apoio de que necessitam para o fazer.

Deixemo-nos guiar pelo espírito que inspirou a Convenção de Viena e o Protocolo de Montreal para construir um mundo onde os seres humanos, a natureza e o planeta prosperem juntos.

 

António Guterres Secretário-Geral Nações Unidas