Saiba quantos estaleiros existem atualmente no Brasil

0
335
IMPRIMIR

A indústria naval brasileira sempre teve grande importância para a economia do país. No entanto, nos últimos anos, a crise econômica, a corrupção e outros fatores levaram a uma queda na construção naval e, consequentemente, no número de estaleiros em atividade no Brasil.

História da indústria naval no Brasil

A história da indústria naval no Brasil remonta ao século XVIII, quando foram construídas as primeiras embarcações no país. Com o passar dos anos, a indústria se desenvolveu, especialmente no século XX, quando o país se tornou um dos líderes na construção de navios no mundo.

No entanto, a partir dos anos 2000, a indústria naval brasileira passou por uma série de dificuldades, como a crise econômica, a corrupção e a falta de investimentos. Isso levou a uma queda na produção de navios e à diminuição do número de estaleiros em atividade no país.

O cenário atual dos estaleiros brasileiros

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Navais (ABIN), atualmente existem cerca de 40 estaleiros em atividade no Brasil. Esse número é bem menor do que o registrado no passado, quando o país tinha mais de 70 estaleiros em funcionamento.

Essa redução no número de estaleiros tem causado impactos na economia do país e na indústria naval como um todo. A falta de investimentos em infraestrutura e em novos projetos tem afetado a competitividade dos estaleiros brasileiros em relação aos concorrentes internacionais.

Número de estaleiros em atividade no Brasil

Apesar do cenário atual não ser o ideal para a indústria naval brasileira, é importante ressaltar que ainda existem empresas atuando no setor. Segundo dados da ABIN, os principais estados produtores de navios e plataformas são Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Perspectivas para o futuro da indústria naval no país

Apesar dos desafios enfrentados pela indústria naval brasileira, é possível vislumbrar um futuro mais promissor para o setor. Com a retomada da economia e a possibilidade de novos investimentos, os estaleiros brasileiros podem voltar a ser competitivos no mercado global.

Além disso, a descoberta de novas reservas de petróleo e gás na costa brasileira pode impulsionar a demanda por novos navios e plataformas, o que pode ser uma grande oportunidade para os estaleiros do país.

Fonte: O Petróleo / Adriana Carvalho