Deic intercepta carga de cocaína que seria exportada para a Europa pelo Porto de Santos, SP

0
508
IMPRIMIR
Carregamento de mais de 100 kg foi localizado em Guarujá, em meio a uma carga de café.
                      Carregamento de mais de 100 kg foi localizado em Guarujá, em meio a uma carga de café.

Policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de São Paulo interceptaram em Guarujá, no litoral paulista, 115,2 kg de cocaína que seriam enviados à Europa pelo Porto de Santos, nesta quinta-feira (27). O motorista do caminhão onde estava a droga foi preso em flagrante por tráfico.

Uma investigação do Deic descobriu um esquema de narcotráfico operacionalizado por uma organização. Uma das tentativas de embarque foi desmantelada no início da madrugada, quando policiais conseguiram abordar um caminhão com um contêiner com grãos de café, na Praça Yara Santine, no bairro Sítio Conceiçãozinha.

Em meio à carga lícita, que seria embarcada para a Alemanha em um navio atracado em um terminal da Margem Esquerda do cais santista, os policiais encontraram 100 tijolos de cocaína. O condutor do caminhão, Alan Dutra de Souza, de 37 anos, foi preso em flagrante, mas negou qualquer envolvimento com o tráfico.

Cocaína foi apreendida e levada para o Deic, na capital paulista (Foto: Divulgação/Deic)
     Cocaína foi apreendida e levada para o Deic, na capital paulista (Foto: Divulgação/Deic)

O motorista disse à polícia que carregou o caminhão em uma transportadora em Cubatão (SP), e deveria deixar o contêiner em um terminal para posterior embarque à Europa. A caixa metálica estava com o lacre da Receita Federal, ainda segundo o Deic, e não aparentava, preliminarmente, qualquer rompimento.

De acordo com o delegado Ítalo Zaccaro Neto, titular da 2ª Patrimônio (Investigações sobre Crimes Patrimoniais de Intervenção Estratégica), a carga de café, proveniente de Minas Gerais, foi entregue na transportadora em Cubatão na tarde de quarta-feira (26) e enviada a Guarujá no dia seguinte.