Conab reduz estimativa para safra de grãos a 189 milhões de toneladas

0
821
IMPRIMIR
mgeld
A projeção agora é de 189,52 milhões de toneladas ante 195,47 milhões de toneladas em maio

Problemas climáticos em várias regiões do país fizeram com que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reduzisse sua estimativa para a colheita nacional de grãos em seu nono relatório sobre temporada 2015/16. A projeção agora é de 189,52 milhões de toneladas ante 195,47 milhões de toneladas em maio.

O carro-chefe da agricultura nacional, a soja, sofreu com intempéries climáticas em várias regiões, mas principalmente no Matopiba (confluência entre os Estados do Maranhão, Tocantis, Piauí e Bahia). Isso fez a Conab reduzisse a projeção de colheita do grão em 0,13% em relação ao levantamento anterior, para 95,63 milhões de toneladas. “Houve atraso no plantio em diversos Estados e também veranico, o que impactou a produtividade média, inferior à safra passada”, diz texto divulgado hoje pelo órgão.

O milho, outro importante produto da pauta nacional, mostrou queda na área de plantio na safra de verão e na produtividade de primeira safra e segunda safra, devido a estresses hídricos. A produção total de 2015/16 foi calculada hoje em 76,22 milhões de toneladas ante 80 milhões de toneladas no relatório anterior.

Fonte: Valor Economico/Fernanda Pressinott