Como começar a importar de forma correta?

0
727
IMPRIMIR

download-11Mesmo com a atual taxa do dólar, o processo de importação é importante e interessante para algumas empresas e alguns nichos de mercado. Nesse sentido, a Sócia-Fundadora e Diretora de Operações da Organizz Comércio Exterior, Karla Alves Grando explica que o correto planejamento do processo faz com que o produto chegue no país no menor tempo possível e sem custos extras. “O correto planejamento de um processo de importação garante a competitividade para a empresa e o produto. Muitas empresas, por não saberem por onde começar, acabam desistindo de importar e, possivelmente, de realizar bons negócios. Com os cuidados certos, respeito a legislação e planejamento, seu processo chegará no menor tempo possível e sem custos extras”, diz.

Abaixo a Diretora de Operações da Organizz Comércio Exterior lista alguns pontos que necessitam de atenção:

Radar

O Radar é a habilitação que o importador necessita fazer junto à SRF (Secretária da Receita Federal), de forma a iniciar os processos de importação, tanto por conta própria, como por conta e ordem ou por encomenda de terceiros.

Escolha do Produto

Durante a escolha do produto, é importante verificar se o mesmo precisa de licença de Importação ou tem alguma exigência especial para sua liberação. Essa etapa é fundamental para que não ocorram problemas durante o desembaraço aduaneiro ou, até mesmo, perdimento da sua mercadoria. Outro ponto importantíssimo é a correta classificação (NCM) do produto e, nesse momento, é fundamental contar com a ajuda de um especialista.

Certificação de Produtos e Cadastro em Órgãos Anuentes

Alguns produtos precisam ser certificados por órgãos como o Inmetro ou, ainda, serem registrados em órgãos como a Anvisa. É fundamental analisar o produto que você pretende importar e verificar junto aos órgãos anuentes se há alguma exigência especial ou, até mesmo, restrição a importação.

Escolha do Exportador

É importante averiguar se o exportador está regularmente cadastrado no seu país de origem. Esse procedimento visa garantir que, caso haja algum problema na liberação da mercadoria, o importador possa comprovar a idoneidade do exportador.

Escolha dos fornecedores no Brasil

Agente de carga, despachante aduaneiro e transportadoras são alguns dos profissionais que a empresa precisará contratar e essa escolha deve ser criteriosa para garantir o sucesso do seu processo de importação.

Rotulagem

Durante o processo de negociação com o exportador é importante solicitar que as informações básicas de rotulagem estejam afixadas na embalagem do produto ou, até mesmo, no próprio produto (de acordo com a especificidade e tipo da mercadoria).

“Esses são alguns dos cuidados que a empresa que pretende importar deve ter para garantir mais tranquilidade no seu processo de importação”, finaliza.

Vale ressaltar que a Organizz Comércio Exterior tem um e-book com esses e outros pontos para facilitar o planejamento de sua operação. O download pode ser feito aqui.