CMA CGM VELA virou atração em sua chegada ao Porto de Santos

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 Esses navios já foram homologados pela Autoridade Marítima para atracar no Porto de Santos cujo maior navio recebido até o momento foi de 340m de comprimento com, em média, 9 mil TEUs

O navio CMA CGM VELA, de 347,50 metros, o maior em comprimento a atracar no Porto de Santos, foi manobrado hoje (24) por dois práticos e despertou curiosidade em vários pontos da praia. Além de fotógrafos e cinegrafistas, as pessoas paravam sua caminhada para ver a embarcação e muitas se dirigiram à região da Ponta da Praia para observar mais de perto a passagem pelo canal. Para a chegada do gigante, a CPSP suspendeu por duas horas a travessia das balsas de Santos/Guarujá para garantir toda segurança.

Bruno Tavares, Presidente da Praticagem de São Paulo, ficou entusiasmado com a operação: “É uma realidade e é um prazer receber esse navio em Santos. Já recebemos antes os de 340 metros e estamos preparados para a chegada desses novos navios, inclusive o de 366 metros. No caso dessas embarcações maiores, dois práticos são escalados para a manobra, são utilizados dois rebocadores adicionais, além de todos os procedimentos que foram estabelecidos pela Autoridade Marítima para esse tipo de navio”.

O presidente destacou a proatividade da Praticagem, que desde 2016 vem treinando os profissionais para manobrar navios maiores, acompanhando a evolução do mercado mundial. “Foram dois anos de estudos para garantir toda segurança, inclusive conversando com comandantes e práticos que operam navios dessas dimensões. Os profissionais participaram de simulações em centros de treinamento em Covington, nos Estados Unidos, e em simulador, no tanque de provas numérico da Universidade de São Paulo. Mais uma vez, a Praticagem de São Paulo se antecipa aos desafios”, concluiu.

Tempo real

Todo o trabalho dos práticos foi monitorado no Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego (C3OT) instalado na sede, com Sistema de monitoramento de tráfego por AIS; equipamentos de sensoriamento remoto de correntes, de ventos, altura das marés, altura e período das ondas, visibilímetros e Redraft, sistema para determinar o calado dinâmico.