Um dos principais eixos logísticos do norte do país, a hidrovia do Madeira, entre Porto Velho (RO) e Manicoré (AM), teve concluídos os serviços de dragagem em 620 quilômetros. A rota é responsável pelo escoamento da produção agrícola de Mato Grosso e Rondônia; de insumos, como combustíveis e fertilizantes, com destino a Porto Velho (RO) e Manaus (AM); e transportados alimentos e produtos da Zona Franca de Manaus. A obra foi executada com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura.
Em 2020, foram movimentadas pela hidrovia 10,4 milhões de toneladas de carga, volume cerca de 10% maior do que no ano anterior (9,5 milhões de toneladas). A região compreende os estados do Acre, Rondônia, Amazonas, Amapá, Pará, Mato Grosso e Tocantins e permite o escoamento de safras pelo rio Amazonas e seus afluentes da margem direita — que correm na direção sul-norte.
As obras fazem parte do ciclo anual de trabalho que é realizado desde 2017 e foi renovado este ano. E garantem a manutenção do canal de navegação com largura e profundidade adequados, mesmo durante período de estiagem.
No ciclo deste ano, as equipes realizaram serviços em pontos críticos de Curicacas, Miriti e nos canais sul e norte de Manicoré, além da travessia da BR-230 em Humaitá, no Amazonas. No total, foram dragados 850 mil m³.