Chuvas recuperam boa parte da Hidrovia Tietê-Paraná

0
818
IMPRIMIR
csm_Hidrovia_tiete-parana_3db20972ee
Com a alta do volume de água, vai ser possível reativar a navegação de barcaças. JN voltou às áreas que antes estavam completamente secas

As chuvas têm recuperado o nível da principal hidrovia brasileira, desde o fim do ano passado. E a navegação deve ser retomada na quarta-feira (27).

A chuva tão esperada das últimas semanas transformou a paisagem dos rios do interior de São Paulo. No noroeste do estado, o Tietê voltou a subir e animou quem depende dele.

No ano passado, o cenário era bem diferente. Como mostrou nossa equipe no Jornal Nacional. A quantidade de chuva recuperou o nível do rio, que em três semanas subiu cinco metros.

Estivemos onde era o trecho mais crítico da hidrovia. No ponto onde estivemos, a água tinha baixado tanto que era possível caminhar sobre as pedras. Nem embarcações pequenas não conseguiam passar.

Com a alta do volume de água, vai ser possível reativar a navegação de barcaças da Hidrovia Tietê-Paraná.

A hidrovia tem 2,4 mil quilômetros de extensão. É uma via estratégica para o escoamento de grãos e celulose de cinco estados. Foi interditada em maio de 2014, depois que algumas barcaças encalharam.

ASSISTA A REPORTAGEM COMPLETA EXIBIDA HOJE NO JORNAL NACIONAL