Cargill deve investir R$ 350 milhões em novo píer no porto de Paranaguá

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Novo píer elevaria em até 10 milhões de toneladas/ano capacidade de escoamento do corredor de exportação de Paranaguá

A americana Cargill, maior empresa do agronegócio do mundo, dá mais um passo para elevar sua competitividade portuária no Brasil. Dois meses após arrematar por R$ 300 milhões mais um terminal de grãos em Santos – em consórcio com a Louis Dreyfus Commodities -, a companhia poderá receber do governo federal a renovação por mais 15 anos do contrato de arrendamento de seu terminal em Paranaguá (PR). Em troca, promete investimentos de R$ 350 milhões em um novo píer no porto.

Conforme o Valor apurou, a Cargill propôs fazer o aporte para a construção de um píer no formato de “L”, que agregaria dois novos berços e alavancaria em até 10 milhões de toneladas por ano a capacidade de escoamento do corredor de exportação de grãos de Paranaguá. A trading americana teria prioridade de atracação de navios.

“A Cargill sinalizou que, se houvesse prorrogação de seu contrato vigente, faria o investimento. E nos manifestamos positivamente, caso a SEP [Secretaria dos Portos] concorde”, afirmou ao Valor o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.