Câmara de Santos homenageia o prático Fábio Fontes

0
1945
IMPRIMIR
Foi o primeiro colocado no concurso e atualmente é um dos práticos mais experientes do País e nem pensa em parar
Fontes foi o primeiro colocado no concurso e atualmente é um dos práticos mais experientes do País e nem pensa em parar

O prático Fabio Mello Fontes receberá nesta quarta-feira (22) a medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas. A homenagem foi proposta pelo vereador Zequinha Teixeira (PSD), que destacou o histórico desse santista que é o prático mais antigo no Brasil, tendo realizado em 47 anos de carreira mais de 27.500 manobras de navios no porto santista, um índice digno do Guiness Book. Aos 77 anos, ele é o atual diretor de Relações Institucionais da Praticagem de São Paulo, da qual foi presidente durante 12 anos.

A homenagem ocorrerá às 19 horas na Câmara de Santos. Fabio Mello Fontes teve a paixão despertada pelos navios ainda criança e passava horas na Ponta da Praia observando as embarcações navegando pelo canal do Porto. Quando concluiu o colegial, ingressou na Escola de Marinha Mercante, chegando a oficial do antigo Lloyd Brasileiro. Demitiu-se em 1968, quando passou seis meses se preparando para o processo seletivo convocado pela Marinha para a incorporação de dois práticos a Santos.

Foi o primeiro colocado no concurso e atualmente é um dos práticos mais experientes do País e nem pensa em parar. Ele venceu todos os desafios que a profissão impôs e consolidou sua carreira, degrau a degrau. E foram muitos. Com números dignos de participar do Guiness Book, ele colecionou 27.500 manobras de navios nos 47 anos de carreira, o maior entre os práticos vivos.

Fabio Mello Fontes ocupou vários cargos na diretoria da Praticagem de São Paulo, tendo sido seu presidente durante seis mandados seguidos, de 2000 a 2012. Atualmente, é o diretor de Relações Institucionais.