Cabotagem pode reduzir em mais de 60% o custo do transporte de cargas no país

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Apesar de ainda ser pouco utilizada, a cabotagem vem crescendo no país. No ano passado foram movimentados 1.3 milhão de TEUs entre portos brasileiros

No ano passado, foram movimentados 1.3 milhão de TEUs entre portos brasileiros. Para se ter uma ideia, isso representa menos 1 milhão de viagens feitas por caminhões nas rodovias do país. Apesar de inúmeras vantagens, a cabotagem representa menos de 15% da movimentação de cargas no Brasil.

 Mesmo tendo uma costa com mais de 8,5 mil km e mais de 40 mil km de vias interiores navegáveis, o Brasil tem no modal rodoviário a principal matriz de transporte, sendo responsável por cerca de 60% da movimentação de cargas no país. Segundo o Plano Nacional de Logística e Transportes, a cabotagem, que é a navegação entre portos dentro do mesmo país, pode reduzir em até 62% o custo do frete.

Apesar de ainda ser pouco utilizada, a cabotagem vem crescendo no país. No ano passado foram movimentados 1.3 milhão de TEUs entre portos brasileiros. Para se ter uma ideia, isso representa menos 1 milhão de viagens feitas por caminhões nas rodovias do país. Se todos esses veículos fossem encostados frente a frente daria mais de 15 mil km de fila.

“Os gargalos logísticos por conta do baixo investimento em infraestrutura rodoviária afetam diretamente a competitividade do empresário brasileiro. Vejo na cabotagem a solução para a redução de custos, já que além de ser mais competitivo financeiramente, apresenta menor chance de avaria da carga e de roubo, e também menor impacto ambiental. Ainda assim, esse modal responde por cerca de 15% do transporte de cargas no Brasil”, afirma o especialista em comércio exterior, Sandro Marin.

De acordo com estudo da Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem (Abac), a navegação de cabotagem emite quatro vezes menos poluentes que o transporte rodoviário. Há, ainda, um potencial de economia de R$ 1,7 bilhão por ano no frete. Além disso, poderia haver redução de dez mil acidentes nas estradas brasileiras ao ano a partir do efetivo uso da cabotagem. O levantamento aponta ainda que para cada contêiner na cabotagem, há 9,7 contêineres potenciais nas rodovias.

Outra vantagem do transporte de cabotagem é na nacionalização de cargas. Alguns armadores oferecem o serviço de nacionalizar a carga sem a necessidade de retirada dos produtos de dentro dos contêineres e isso reduz o custo e o tempo até a chegada no destino final. “Muitos clientes, mesmo de outras regiões, escolhem nacionalizar a carga em Santa Catarina, por exemplo, devido aos benefícios fiscais. Neste caso, a cabotagem se torna ainda mais competitiva em relação ao transporte rodoviário”, conclui Marin.

Sobre a Tek Trade

A Tek Trade é uma empresa catarinense e atua desde 2005 no ramo de importação e exportação no Brasil. É membro fundador do SINDITRADE – Sindicato das Empresas de Comércio Exterior do Estado de Santa Catarina. Com milhares de operações de importação e exportação realizadas com sucesso, a Tek Trade detém todo o conhecimento necessário para operar em comércio exterior com eficiência atendendo de micro a grandes companhias.