Primeira operação ocorreu em e de agosto de 1921, nos Estados Unidos e, no dia 19de agosto foi comemorado os 74 anos do nascimento do setor aeroagrícola no Brasil. O dia 3 de agosto de 1921 marca o nascimento da aviação agrícola no mundo, em uma operação para combater lagartas em uma floresta comercial de Catalpa, perto de Dayton, no Estado norte-americano de Ohio.
A operação teve como piloto o então tenente John Arthur Macready, da Aviação do Exército dos EUA, na época com 33 anos de idade. Ele estava acompanhado do engenheiro francês (naturalizado norte-americano).
CONFIRA AS ATUAIS FROTAS AEROAGRÍCOLAS DE ALGUNS PAÍSES
EUA – 3,6 mil aeronaves
Brasil – 2.352 aeronaves
Argentina – 1,3 mil aeronaves
Uruguai – 135 aeronaves – 55 empresas (69)
México – 2 mil aeronaves
Nova Zelândia – 306 aeronaves (116 aviões e 190 helicópteros)
Austrália – 300 aeronaves agrícolas e cerca de 130 operadores
China – 500 aviões e 100 mil drones
Cuba – 160 aeronaves agrícolas, a maioria modelos Antonov NA-2 ou PZL m-18. Todos operado pela estatal Empresa Nacional de Serviços Aéreos (ENSA)
Espanha – 259 aeronaves agrícolas
Guiana – 2 aviões agrícolas (pertencentes à Guyana Sugar Corporation (Guysuco), criada em 1976 a partir da estatização de duas empresas privadas de açúcar – São dois Thrush Commander, que tratam cana e arroz.
Suriname – 26 aeronaves (25 aviões e 1 helicóptero)
Peru – 5 aviões agrícola
Belize – 15 aviões agrícolas
Bulgária – 55 aviões, divididos entre 20 empresas
República Dominicana – 20 aeronaves e 10 empresas
Croácia – 40 aviões agrícolas
África do Sul – cerca de 100 aviões agrícolas
Paraguai – 60 aviões, em 5 empresas operando Piper PA-36, Cessna 188, Thrush 510 e Air TRactor
Filipinas – 7 empresas aeroagrícolas, atuando principalmente em lavouras de banana, da qual o país é um dos maiores produtores mundiais
Nigéria – 2 aviões agrícolas