Aumento do nível do mar põe patrimônio cultural da humanidade em perigo nas costas do Mediterrâneo

0
343
IMPRIMIR
        Veneza é um dos lugares mais ameaçados do Mediterrâneo.Estudo alerta que a erosão e as inundações afetarão quase meia centena de lugares de valor único /Lena Reimann

A integridade de dezenas de localidades costeiras do Mediterrâneo declaradas patrimônio cultural da humanidade está em perigo. Um estudo publicado nesta terça-feira na Nature Communications mostra que esses locais, em sua maioria, estão ameaçados pelo aumento do nível do mar, uma das consequências do aquecimento global. A pesquisa avalia como a combinação desse fator com eventos meteorológicos extremos pode provocar um aumento da erosão e das inundações em áreas litorâneas. Ao todo, até 47 dos 49 locais analisados poderiam sofrer impactos negativos por um desses dois fenômenos (ou ambos), concluem os autores. Eles consideram necessário que os Governos tomem medidas específicas para cada lugar a fim de garantir sua preservação.

Alguns sítios históricos do Mediterrâneo declarados patrimônio da humanidade já sofrem os impactos decorrentes do aumento do nível do mar, relata Lena Reimann, pesquisadora da Universidade de Kiel (Alemanha) e autora principal do estudo. Um caso emblemático é a laguna de Veneza, sujeita periodicamente a inundações parciais. Nessa cidade italiana, há 15 anos está sendo construído um sistema de barreiras que permitiria reduzir o impacto das marés altas, explica a cientista.

LEIA A REPORTAGEM COMPLETA NO EL PAIS