Associação alertará mercado sobre possíveis atrasos em exportação de grãos por protestos

0
602
IMPRIMIR
O movimento de caminhões rumo ao Porto de Paranaguá para desembarcar a safra de grãos 2009/2010 - que deverá ser recorde - aumentou quase 200% entre a semana passada e esta. O cálculo levou em consideração o número de veículos que começou a circular pelo Pátio Público de Triagem, onde a passagem das cargas de soja, milho e farelos para a pré-classificação é obrigatória. A média diária de aproximadamente 300 caminhões subiu para mais de 800, indicando uma antecipação operacional da safra
A Anec destacou que ainda há estoques de grãos nos portos para os próximos dias e que o “announcement” alerta apenas para a possibilidade de interrupção dos embarques.

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) deverá divulgar na sexta-feira um comunicado oficial ao mercado informando sobre a possibilidade de atrasos na entrega de grãos para exportação nos portos do Brasil, em razão dos protestos que bloqueiam a BR-163, em Mato Grosso, nesta semana.

Conhecido como “announcement”, esse comunicado é uma sinalização ao mercado e pode ser utilizado por exportadores que eventualmente venham a acionar mecanismos de força maior, na hipótese de não conseguirem cumprir os prazos estipulados.

Assim, tais players ganham certa segurança jurídica e, em alguns casos, evitam inclusive o pagamento de multas aos importadores, afirmou à Reuters o diretor-geral da Anec, Sérgio Mendes.

“Já há pedidos de meus associados para que a Anec solte um ‘announcement’, para justificar ao importador por que a carga demorou a chegar ao porto. Vamos soltar amanhã”, disse Mendes.

A Anec destacou que ainda há estoques de grãos nos portos para os próximos dias e que o “announcement” alerta apenas para a possibilidade de interrupção dos embarques, não que isso efetivamente irá ocorrer. Além disso, a associação já deu início a articulações com o governo para pedir soluções.