Alunos do CCMar participam de viagem de estudos a bordo do barco-escola na hidrovia Pelotas-Rio Grande

0
1030
IMPRIMIR
os estudantes participaram de uma viagem de estudos a bordo do barco-escola Flor do Mar e partiram do Porto de Pelotas, com destino à Rio Grande, pela hidrovia da Lagoa dos Patos.
Os estudantes participaram de uma viagem de estudos a bordo do barco-escola Flor do Mar e partiram do Porto de Pelotas, com destino à Rio Grande, pela hidrovia da Lagoa dos Patos.

Uma manhã de sol, com um clima ameno e agradável, que iniciou diferente para os alunos da turma do curso de Auxiliar Administrativo do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar). Nesta última sexta-feira (1º), os estudantes participaram de uma viagem de estudos a bordo do barco-escola Flor do Mar e partiram do Porto de Pelotas, com destino à Rio Grande, pela hidrovia da Lagoa dos Patos. O trajeto, que teve duração de aproximadamente cinco horas, reuniu em média 20 alunos, instrutores e tripulantes, que puderam conhecer as belezas naturais, os pontos geográficos e aproveitar momentos de contemplação de forma saudável e descontraída.
Os alunos foram recebidos no Porto de Pelotas pelo comendador naval e diretor do CCMar, Lauro Barcellos, juntamente com o comandante do 5º Distrito Naval de Rio Grande, vice-almirante Victor Gomes, e representantes da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) de Pelotas. Na oportunidade, foi destacada a importância da revitalização da orla portuária e conhecimento deste espaço. “A água nos une, assim como os portos. Pelotas e Rio Grande estão unidas por esta história e conexão: a hidrovia. Para muitos ainda desconhecida, mas, para os jovens, é um espaço promissor e com muito ainda a ser descoberto por eles”, destacou Barcellos.A vice-prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, também marcou presença antes do zarpar e parabenizou o projeto, que, segundo ela, auxilia no processo de integração entre Pelotas e Rio Grande, cidades vizinhas que precisam se manter unidas para assim continuarem a crescer juntas.
Em sala de aula, os estudantes recebem ensinamentos técnicos e teóricos sobre práticas administrativas. Todavia, o foco do curso é voltado também para o mercado de trabalho, que por sua vez é composto por pessoas. Por isso, de acordo com o professor responsável pela disciplina, André Touguinha, a preocupação é em cuidar do estudante de forma dinâmica e proporcionar experiências que façam diferença em suas vidas. Durante os dias anteriores à atividade, foram abordados assuntos relacionados à hidrovia, sua geografia e história, para já envolvê-los no processo e despertar o pensamento crítico sobre questões que cercam a temática. “O CCMar busca desenvolver as potencialidades dos estudantes, os ajudar a construir suas ideias e evoluir. Alguns nunca tinham andado de barco ou estavam com medo. Buscamos conversar com eles para que essas barreiras fossem rompidas”, explica a assistente social do Centro, Gisele Ferreira, que junto com o professor Touguinha, integrou o passeio.
Durante o trajeto, uma guarnição da Polícia Ambiental conversou com os alunos a fim de tirar dúvidas, esclarecer sobre as áreas de atuação e contar um pouco sobre a geografia local. Os alunos, que se envolveram na atividade e se mostraram bem motivados, aproveitaram a oportunidade para também desfrutar de momentos de relaxamento e interação. Para a estudante do CCMar, Kimberly Machado, a viagem foi uma chance única para conhecer todos os lugares, assim como para o aluno Nathaniel Rodrigues, que fez o passeio pela primeira vez e adorou. “Levarei para casa boas lembranças”, falou.
CCMar
O CCMar abriga semestralmente 150 estudantes e atende a jovens, entre 14 e 17 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade sócio-econômico-ambiental, principalmente aqueles provenientes de comunidades carentes do Rio Grande. Um dos objetivos do Centro é de motivar uma transformação que encaminhe os acadêmicos a uma participação solidária e fraterna.
São oferecidos os seguintes cursos profissionalizantes: auxiliar administrativo; educação náutica; construção naval; costuraria; culinária; informática fundamental; manicure e pedicuro; panificação e confeitaria; recepcionista em meio de hotelaria.