Alíquota para importar borracha sobe no Brasil

0
92
IMPRIMIR
 No começo deste ano, o Brasil já retomou a taxação de pneus importados, algo que havia sido retirado no governo anterior / David Talukdar Anadolu |AFP

O Brasil elevou a alíquota da importação de borracha natural de 3,2% para 10,8%. A aprovação do aumento pelo governo federal ocorreu em reunião do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex), segundo divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária no final do dia desta terça-feira (15).

A taxa maior  vai vigorar pelo período de 24 meses. De acordo com o ministério, a heveicultura brasileira enfrenta dificuldades conjunturais em razão das quedas acentuadas no preço internacional do elastômero e da consequente perda de competitividade frente aos produtos importados pelo Brasil de países do Sudeste Asiático.

No começo deste ano, o Brasil já retomou a taxação de pneus importados, algo que havia sido retirado no governo anterior. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse que a medida atual, do aumento da taxação sobre a borracha natural, fortalece a cadeia, desde o produtor até a indústria nacional.