Agentes exercem importante papel na operação portuária

0
992
IMPRIMIR
DSC00941aa
As agências marítimas servem como um elo entre os armadores e os outros segmentos do comércio exterior

Os armadores são os proprietários dos navios e contêineres utilizados no transporte marítimo. Mas essas empresas não conseguem estar em todos os portos para cuidar das operações de suas embarcações. Assim, nos complexos marítimos, eles são representados por empresas específicas, as agências de navegação.

Essas firmas e seus profissionais devem ter conhecimento sobre as atividades gerais realizadas nas regiões portuárias, para serem responsáveis pelas operações comerciais e jurídicas dos navios.

As agências marítimas servem como um elo entre os armadores e os outros segmentos do comércio exterior. Seu papel é importante na operação e na negociação com importadores e exportadores, terminais, operadores portuários e despachantes aduaneiros.

As agências de navegação surgiram diante da necessidade de os armadores estarem nos portos onde seus navios escalam, mas não conseguirem ter escritórios nesses locais. Para resolver essa dificuldade, foram firmados acordos e parcerias com profissionais locais, que conheciam melhor o respectivo complexo marítimo. Assim, os agentes começaram a ficar responsáveis por cuidar da operação dessas embarcações nos portos, além de vender espaço dentro das embarcações para o transporte das mercadorias.

Entre as atribuições dos agentes, estão os tramites e as operação da embarcação. Eles devem cuidar do abastecimento e do fornecimento dos equipamentos necessários ao cargueiro, verificar os suprimentos e serviços médicos para os tripulantes e contratar os serviços para reparos na embarcação. Além disso, são responsáveis pelos tramites jurídicos e o pagamento de taxas para a Capitania dos Portos e outros órgãos.

Em Santos, os agentes se reúnem no Sindicato dos Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindamar), que conta com 51 afiliados, além de dois agentes que estão solicitando a entrada na instituição. Os sindicatos da categoria são representados em todo país pela Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar), presente em 14 estados brasileiros.