Agência internacional estima excedente ainda maior de petróleo

0
1750
IMPRIMIR
Mexico-petroleo-geopolitica-21
Os preços do petróleo rondam a casa de US$ 30 o barril depois de registrarem o menor valor em 12 anos no fim de janeiro

O excesso de petróleo em nível global vai ser maior que o estimado no primeiro semestre do ano, aumentando a chance de preços ainda mais baixos, alertou a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês). O organismo apontou que o Irã e o Iraque, integrantes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), vão elevar sua produção ao mesmo tempo que o crescimento da demanda vai desacelerar.

A oferta deve exceder o consumo em uma média de 1,75 milhão de barris diários no período, em comparação com o 1,5 milhão de barris estimado no mês passado. O excesso pode aumentar se a Opep ampliar sua produção, avisou a IEA. Em janeiro, o Irã elevou sua produção após a retirada de sanções internacionais e os volumes iraquianos foram recorde, além de a Arábia Saudita ter subido sua produção.

A agência cortou suas projeções para a demanda global de petróleo em 2015 e 2016 em 100 mil barris por dia, deixando o nível de crescimento para este ano inalterado em 1,2 milhão de barris diários, para uma média de 95,6 milhões por dia.